4ª. EDIÇÃO DA CORRIDA E CAMINHADA DO OLGA RIO REÚNE 16 MIL PESSOAS NAS RUAS CARIOCAS

Da Redação - podpopartzoom@gmail.com - @noticias.emcartaz

Neste domingo, 14 de dezembro, as ruas do Rio de Janeiro se transformaram em verdadeiras pistas de atletismo, nas quais, mais de 16 mil corredores buscaram algo além que a vitória e cruzar a linha de chegada. Buscaram obter como prêmio uma sociedade mais inclusiva, igualitária e cidadã. A 4ª. edição da “Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos Rio - Ano IV” aconteceu no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e reuniu 16 mil participantes, com e sem deficiência, em percursos que variavam entre 5km e 10km.

O evento celebrou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (03/12) e encerra o ano das sete corridas organizadas pelo Instituto Olga Kos, sendo duas no Rio de Janeiro, duas em Brasília e três em São Paulo. “O Olga acredita que o esporte é agente transformador de realidades, promovendo não apenas a melhora nas condições de saúde e bem estar das pessoas, mas contribuindo para a construção de uma sociedade mais empática, plural e inclusiva”, observa Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos.

Com o patrocínio master da Shell, a prova teve início às 6h30 em um local em que os cariocas conhecem bem: o aterro do Flamengo. Durante o trajeto, os corredores tiveram o privilégio de correrem em algumas das principais avenidas do Rio de Janeiro, fechadas exclusivamente para os corredores.

“Essas corridas vão muito além do esporte. Elas promovem o encontro dos cidadãos com a cidade e entre si, estimulam a empatia e reforçam que a inclusão é uma via de mão dupla”, reforça o presidente do Olga, que acrescenta: “Ao integrar pessoas com e sem deficiência em uma mesma prova, ajudamos a realizar uma verdadeira corrida sem barreiras tanto dentro do percurso, como fora dele”.

As inscrições para a 5º edição da “Corrida e Caminhada pela Inclusão – RJ 2026”, que acontece no dia 5 de abril, já estão abertas e podem ser feitas no portal da Ticket Sports. “Esperamos que em 2026, consigamos atrair mais corredores para a prova e, consequentemente, mais cidadãos para a causa das pessoas com deficiência”, finaliza Wolf Kos.

Sobre o Olga Rio

É uma instituição sem fins lucrativos e referência em inclusão. Chega ao Rio de Janeiro para nortear a elaboração de políticas públicas e ampliar as práticas inclusivas por meio de projetos nas áreas de esporte, artes e pesquisas. O objetivo é somar aos cariocas e levar adiante o desejo de ver um país cada vez mais inclusivo por meio de oportunidades que quebram barreiras sociais.

Desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender crianças, jovens, adultos e 60+ com deficiência e abre oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social, acompanhando a trajetória do participante e sua evolução durante a realização das oficinas, adaptando e melhorando as metodologias por intermédio de pesquisas e instrumentos inéditos, como o Indicador de Desenvolvimento Olga Kos (Idok) e o Índice Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência Olga Kos (Iniok_pcd).

Acesse: www.olgario.org.br.

Sobre a Shell Brasil

Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Sobre a Bradesco Seguros

Líderes de mercado no Brasil e na América Latina, a organização trabalha para oferecer as melhores soluções de proteção e o melhor atendimento aos segurados, tendo a missão é proteger sua vida, seu futuro, sua saúde e o seu patrimônio, além de ser o melhor lugar para os nossos parceiros corretores produzirem e para os nossos funcionários trabalharem.

Comentários