UNIBES CELEBRA 110 ANOS DE LEGADO SOCIAL E 10 ANOS DA UNIBES CULTURAL EM SÃO PAULO

Da Redação - podpopartzoom@gmail.com - @noticias.emcartaz

A Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social) celebra 110 anos de existência e os 10 anos da Unibes Cultural com uma programação especial para marcar esse momento histórico. No dia 26 de agosto, a partir das 12h, na Unibes Cultural, a instituição inaugura a exposição “Unibes. Um legado de autonomia, transformando gerações” que resgata momentos marcantes da sua trajetória, além de exibir, pela primeira vez, a mostra “Exteriores” do fotógrafo Bob Wolfenson

A cerimônia de abertura voltada à convidados e membros da diretoria será um evento fechado, um dia antes, no dia 25/08, às 18h. 

“A Unibes tem sua atuação fundamentada no princípio judaico da Justiça Social, buscando garantir o desenvolvimento da autonomia das pessoas que assistimos. Celebrar 110 anos da nossa história e os 10 anos da Unibes Cultural é reconhecer a importância dessa missão, o apoio fundamental da sociedade que nos acompanha e a nossa contribuição para a história de São Paulo”, afirma Liora Steinberg Alcalay, presidente da Unibes.

Exposição  “Unibes. Um legado de autonomia, transformando gerações”

Com o objetivo de resgatar a memória da instituição por meio de fotografias históricas até o momento atual, organizadas em uma linha do tempo, a exposição “Unibes. Um legado de autonomia, transformando gerações” percorre momentos marcantes desde 1915 e apresenta ao público a evolução dos trabalhos sociais desenvolvidos pela entidade ao longo de mais de um século, como a fundação do Unibes Bazar, que caminha para meio século de história, e posteriormente, da Unibes Cultural.

“Contar a história através de uma linha do tempo que marca momentos importantes da instituição desde o seu início, é uma forma de honrar as pessoas que fizeram e fazem parte da Unibes, as memórias e os valores que nos trouxeram até aqui. Cada marco retratado é uma prova viva do impacto social que construímos ao longo de mais de cem anos de existência”, conta Liora.

Exposição “Exteriores” de Bob Wolfenson.

Composta por 53 imagens em média e grande escala, a exposição “Exteriores”  do renomado fotógrafo Bob Wolfenson, apresenta uma crônica visual da diversidade humana, capturando corpos em movimento, expressões efêmeras e cenas únicas das ruas de diversas cidades ao redor do mundo. O trabalho revela o olhar sensível de um artista que transforma o cotidiano em arte por meio de lentes apuradas pela experiência e pela curiosidade de um viajante.

“Muito embora, eu seja formado no ambiente controlado de um estúdio fotográfico, ocasionalmente, ao longo de minha trajetória, caminhei pelas ruas das cidades e pelas trilhas dos campos, carregando minha câmera em saídas aleatórias, assim como um escritor faz seus apontamentos em um caderno de notas", diz o fotógrafo.

O projeto expográfico foi concebido por André Vainer, arquiteto de renome com longa trajetória em projetos culturais, conhecido por criar experiências espaciais que fazem obras e visitantes dialogarem. Vainer transformou o salão da Unibes Cultural em uma galeria de corredores paralelos, criando um percurso que conta uma história por meio das conexões presentes nas imagens.

Contribuição social para a cidade de São Paulo

Criada pela comunidade judaica durante a Primeira Guerra Mundial, a Unibes surgiu com o objetivo de acolher os imigrantes judeus recém-chegados a São Paulo. Após a Segunda Guerra, expandiu sua atuação para atender também a comunidade maior, diante das crescentes demandas sociais da capital paulista.

Em mais de um século de existência, a instituição mantém suas atividades por meio do apoio contínuo de doadores da sociedade civil, além de parcerias com o poder público e empresas privadas, que acreditam na seriedade e credibilidade de seu trabalho. Clique aqui e saiba como contribuir com a Unibes.

Essa rede de solidariedade contribui para o funcionamento dos projetos da entidade, responsável por realizar 22 mil atendimentos por ano.

Já o pilar mais novo da Unibes, a Unibes Cultural com seus 10 anos de fundação, consolidou-se como um dos espaços mais relevantes de São Paulo ao unir cultura, inclusão e pluralidade. Localizada na Rua Oscar Freire, em um edifício de arquitetura marcante e acessível, o centro abriga uma programação diversa voltada à economia criativa, à cidadania e à responsabilidade social.  

E claro, todo esse trabalho social e cultural da Unibes em prol da cidade de São Paulo é viabilizado de forma integrada com as operações do Unibes Bazar, que dá nova vida útil aos itens doados e comercializados em suas sete lojas físicas e no e-commerce. Toda a renda arrecadada é revertida para os projetos sociais da instituição.

Mais Informações:

 Exposição “Unibes. Um legado de autonomia, transformando gerações” e  “Exteriores” – Fotografias de Bob Wolfenson 

Local: Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo/ SP

Visitação: a partir de 26 de agosto 

Horário: de quarta-feira a domingo, das 12h às 19h

Entrada gratuita.

Sobre a Unibes

Fundada há 110 anos pela comunidade judaica, a Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social) atua por meio de três pilares (Unibes Social, Unibes Bazar e Unibes Cultural) que reforçam o seu compromisso com o ser humano, mantendo a transparência e ética em todas as suas ações, com base nos princípios judaicos da Justiça Social. 

A Instituição realiza um trabalho multidisciplinar que inclui creche para crianças, atendimento socioeducativo no contraturno escolar, capacitação profissional para jovens e adultos com apoio para inclusão no mercado de trabalho, suporte às famílias em situação de vulnerabilidade e cuidados com idosos, com o propósito de desenvolver a autonomia, disseminar o interesse pela cultura, além de promover o bem-estar e a qualidade de vida. Anualmente, a Unibes realiza 22 mil atendimentos na cidade de São Paulo.

Por seu trabalho e impacto, a Unibes foi reconhecida - pela terceira vez - como uma das 100 melhores organizações do terceiro setor, pelo Prêmio Melhores ONGs, em 2024. A Unibes possui, ainda, a certificação do Selo Prata e está aprovada em 10 dos 17 ODS das Organizações das Nações Unidas.

Sobre a Unibes Cultural

A Unibes Cultural é um centro de cultura, inovação e impacto social, localizado no coração de São Paulo. Criada em 2015, é uma iniciativa da Unibes — instituição com mais de um século de atuação dedicada ao acolhimento, empoderamento e desenvolvimento humano. Com uma programação acessível e multidisciplinar, a Unibes Cultural conecta arte, conhecimento e transformação, a partir de quatro pilares: Expressões Culturais; Cultura e Diversidade; ESG e Cultura; e Raízes Judaicas. A iniciativa conta com o patrocínio do BTG Pactual e da Too Seguros, e é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com apoio do Ministério da Cultura.

Comentários