DIRETORA RITA BATATA E GRANDE ELENCO LEVAM TRIBUTO A ´SERGIO CARDOSO NO PALCO DO TEATRO SÉRGIO CARDOSO EM ANO DE SEU CENTENÁRIO
Da Redação - podpopartzoom@gmail.com - @noticias.emcartaz
No ano de comemoração do centenário de Sérgio Cardoso (1925 - 1972), um dos maiores atores brasileiros, protagonista de todas novelas que atuou, a companhia RIMA Coletiva estreia o espetáculo Seis Atores em Busca de Sérgio Cardoso, celebração à vida e obra do artista, que entra em cartaz em setembro, justamente no Teatro Sérgio Cardoso, espaço localizado no bairro Bela Vista, em São Paulo, onde Sérgio fundou sua companhia de teatro junto com Nydia Licia.
A direção e dramaturgia são de Rita Batata e, no elenco, estão Bárbara Arakaki, Bruno Lourenço, Felipe Ramos, Lilian Regina, Mariana Leme e Rafael Pimenta. O espetáculo propõe uma metáfora provocativa: todos os intérpretes buscam ser Sérgio Cardoso. O título tem ressonância com a peça Seis personagens a procura de um autor, de Luigi Pirandello, na qual Sérgio Cardoso teve uma interpretação icônica com o personagem Pai.
Sobre a RIMA
RIMA Coletiva é uma companhia criada em 2017 por Mariana Leme e Rita Batata, que investiga as possibilidades da cena teatral buscando convergir dramaturgia e encenação em uma linguagem autoral. Contemplada no PROAC Expresso - Prêmio por histórico de cia, realizou sua mais recente peça “Eu Sou Thelma e Ela É Minha Louise” com direção de Mariana e dramaturgia de Rita, que estreou no Sesc Santo Amaro em 2024. São peças de repertório: “Pequenas Certezas” de Bárbara Colio, direção de Fernanda D’Umbra, que reinaugurou o Porão do Centro Cultural São Paulo e "Tubarão Banguela", dramaturgia e direção de Rita Batata. Também a obra de curta-peça-metragem “Voltar Ao Ponto de Partida” exibida online.
Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde.
Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.
Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
Comentários
Postar um comentário