DUDE SÃO THIAGO APRESENTA O ESPETÁCULO O SEXO DO VENTO EM BELO HORIZONTE
Da Redação - podpopartzoom@gmail.com
Cantor e ator, Dude São Thiago acaba de lançar seu álbum de estreia, O Sexo do Vento, fruto do espetáculo homônimo apresentado em São Paulo em 2023. Nele, apresenta uma mescla de releituras de canções consagradas da música brasileira e textos inéditos escritos por Dude. Concebido como um livro de canções, o espetáculo convida o público a uma experiência diferenciada dos tempos atuais, onde música e poética se entrelaçam de forma contínua.
Para celebrar o disco, já disponível em todas as plataformas digitais, Dude reestreia o espetáculo que acaba de realizar uma temporada de sucesso em São Paulo, e agora chega a Belo Horizonte, nos dias 25 e 26 de julho, às 20h, no Galpão 3 do Complexo Funarte (Centro).
O título foi inspirado pela música Invento, do gaúcho Vitor Ramil, que fala da potência de movimento trazida pelos ventos e está presente no repertório. Dude conta que “é uma provocação para a ambiguidade do mundo – afinal, qual seria o sexo do vento?”. Para compor a narrativa do espetáculo, Dude costura canções como O que será (à flor da pele), de Chico Buarque; Cais e Conversando no Bar, de Milton Nascimento; O Charme do Mundo e Grávida, de Marina Lima; Magrelinha, de Luiz Melodia, dentre muitas outras. Destaque também para Cabaré, de João Bosco e Aldir Blanc, que ganhou um videoclipe com direção de Emerson de Lucca Brandt, disponível no canal YouTube de Dude.
Com uma encenação concebida a partir de quatro cenas - Denúncia, Fe(me)nino, Milagre e Invenção, a proposta do espetáculo é contar “a história de como contamos nossas histórias”, afirma o artista que estará no palco acompanhado por uma banda formada pelos músicos Iuri Salvagnini (piano), Billy Magno (sopros) e Adriano Busko (percussão).
“Não é um show, pois tem um tanto de teatro; não é uma peça, pois tem algo de récita. É nessa brecha identitária que se dá o acontecimento cênico, um rito ao encontro com uma chance de futuro”, elabora Dude. “A inspiração foi, de fato, uma necessidade de olhar o mundo de forma diferente e fazer um resgate da poesia”, diz.
O Sexo do Vento tem direção musical e arranjos do pianista Iuri Salvagnini, direção de movimento de Tutu Morasi, supervisão cênica do ator e diretor João Paulo Lorenzon e mentoria artística da cantora, compositora e poeta Ana Luiza.
“Quando músicas que conhecemos tão bem são colocadas lado-a-lado dentro de numa narrativa, é como se elas voltassem a ser inéditas. Meu desejo é trazer o foco de volta para a canção, que é filha de duas mães: a música e a poesia”, compartilha o cantor.
Dude aposta na poesia como uma potente forma de subversão e com ela expõe questões como a masculinidade, as violências do patriarcado, preconceitos e exclusões que ele produz, o materialismo, mas também para comemorar a resiliência transformadora do amor, o feminino e a liberdade. Para o artista, o trabalho busca uma proposta de utopia, uma singela contribuição para os nossos sonhos.
“O Sexo do Vento” celebra a inventividade da vida e sua transformação poética em amor, convida o público à reflexão com toda a calma que falta nos dias de hoje.
SINOPSE
Através de célebres canções da MPB e textos poéticos inéditos, o ator e cantor Dude São Thiago propõe uma verdadeira travessia neste monólogo musical. O espetáculo parte de uma denúncia dos sistemas viciosos que oprimem nossos laços, liberdade e criatividade, e aponta para um futuro utópico em que a humanidade possa se reinventar com suavidade, sensibilidade e amor. No repertório, composições de Marina Lima, Chico Buarque, Vinicius Calderoni, João Bosco, Vitor Ramil e outros grandes nomes da música brasileira.
Mais Informações:
Espetáculo “O Sexo do Vento”, de Dude São Thiago
Datas: 25 e 26 de julho de 2025 - sexta e sábado
Horário: 20h
Local: Galpão 3 – Complexo FUNARTE BH
Endereço: R. Januária, 68 (Centro)
Duração: 80 minutos
Capacidade: 100 lugares
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 60,00 (R$ 30,00, meia entrada) via Sympla
https://www.sympla.com.br/produtor/dudesaothiago
Ficha Técnica:
Elenco: Dude São Thiago (voz e cena), Iuri Salvagnini (piano), Billy Magno (sopros), Adriano Busko (percussão)
Concepção, dramaturgia e direção geral: Dude São Thiago
Direção musical e arranjos: Iuri Salvagnini
Supervisão cênica e preparação de ator: João Paulo Lorenzon
Direção de Movimento: Tutu Morasi
Mentoria artística: Ana Luiza
Artes gráficas: Emerson Brandt
Produção Executiva SP: Martha Lozano e Laura Sciulli
Produção Executiva BH: Erika Ziller
Assessoria de Comunicação e Produção: Candice Vitale
Assessoria de Imprensa: A Dupla Informação
Fotografias: Rinaldo Martinucci, Juliana Hilal e Pablo Grotto
Supervisão cenográfica: Flávio Castro
Obra de arte cenográfica: Mariana Palma (série “Transparências")
Figurino: Andrea Levy e J. Boggo
Luz: Wagner Antônio
Som: Lucas Mortimer
Faixa sonora original (A Caverna): Paulo Assis
Voz (A Mulher na Duna): Patricia Kurah
Realização: EST Produções Artísticas
Conheça mais de Dude São Thiago:
https://www.dudesaothiago.com.br
Redes Sociais e Youtube @dudesaothiago
Comentários
Postar um comentário