EXPOSIÇÕES DE POESIA VISUAL E DE NOVOS VALORES DA MODA CHEGAM A ITU, NO FIM DE JANEIRO

Neste sábado, 27, o Museu FAMA celebrará a abertura das novas exposições “Black Linhares: Poesia Visual em Cores e Alegria” e “Flávio de Carvalho e a Criação de Novos Valores”. O evento começa às 14h, com apoio do Centro Cultural Fábrica de São Pedro e curadoria do presidente e fundador Marcos Amaro.

“É uma grande oportunidade de celebrar a arte nacional, para além do que o público já está acostumado a conhecer. Trazemos novidades que saltam aos olhos, e que vão incentivar turistas a marcarem Itu em seus mapas de arte”, declara Marcos Amaro, presidente, fundador e curador do Museu FAMA.

Sediado em Itu (SP), o museu ocupa uma área de 25.000m2 no centro histórico da cidade, oferecendo atividades de mediação cultural e um acervo focado na arte brasileira, do moderno ao contemporâneo. Além de oito salas expositivas, o espaço dispõe de jardins e galpões marcados pela arquitetura do começo do século XX.

Black Linhares: Poesia Visual em Cores e Alegria

Esta coleção traz destaque ao panorama artístico que abraça poesia e arte visual em uma voz vibrante. As obras de Black Linhares permeiam o lúdico, sendo um convite à celebração da vida.

Nesta exposição, busca-se apresentar a paleta colorida de Linhares, principalmente nas flores, como expressões simbólicas da alegria e da efervescência da vida. Segundo a curadoria do museu, “o artista nos lembra da beleza e quase nos faz esquecer a efemeridade de nossa existência”.

Com referências em Cícero Dias, Marc Chagall e António José da Silva, o estilo de Black Linhares é singular, trabalhando os paralelos artísticos desses grandes nomes em suas obras definidas como “um escândalo visual”. “Ele nos convida a olhar o mundo com olhos renovados, percebendo a poesia que se esconde em cada momento do cotidiano”, descreve a curadoria.

Flávio de Carvalho e a Criação de Novos Valores

A exposição mergulha na audácia criativa de Flávio de Carvalho, que desafiou normas de gênero e reinventou concepções no mundo da moda.

O destaque é a peça “New Look”, ou “traje verão”, apresentada originalmente na “Experiência nº 3” de 1956. Na ocasião, Carvalho percorreu as ruas de São Paulo vestindo um traje composto de blusa, saiote, meia e sandália - considerado revolucionário aos ideais masculinos da época.

A trajetória do artista percorre posicionamentos audaciosos, enfatizando o caráter transitório e fluido do desenho que compõem sua qualificação avant-garde diante das restrições sociais do período. “Suas obras, vibrantes e expressivas, capturam a essência dinâmica e efêmera da vida, celebrando as imperfeições como elementos essenciais da narrativa artística”, descreve a curadoria.

Com referências a Joseph Beuys, a arte é valorizada como um meio performático e transformativo, capaz de provocar reflexão e mudança. Através de um único traje, Carvalho pôde comunicar uma linguagem visual que, à época, se desprendia do convencional na moda e na arte.

“Esta mostra é um convite para que o espectador experimente a arte como um diálogo vivo e constante, onde a expressão prevalece sobre a busca pela perfeição, e cada traço e tecido narra uma história de desafio, inovação e transformação”, expõe a curadoria.

Mais Informações:

Endereço - Rua Doutor Graciano Geribello, nº 8 – Bairro Alto – Itu/SP
Horário de funcionamento - quartas aos domingos, das 11h às 17h
Informações  - 11 4022-4828
contato@famamuseu.org.br
Ingressos - R$ 10,00 (menores de 10 anos e maiores de 60 anos não pagam) - às quartas-feiras, a entrada é franca
Estacionamento -  R$ 10,00
Pet friendly
Animais de estimação são bem-vindos nos espaços externos e jardins. Não é permitida a entrada de animais dentro das salas expositivas – com exceção de  cão-guia.

Restaurante Cozinha São Pedro

No FAMA Museu, o visitante tem a opção de almoçar ou tomar um café no restaurante Cozinha São Pedro. Com um cardápio exclusivo, o restaurante atende de quarta a domingo, das 12h às 16h. Reservas e informações pelo telefone: (11) 98944 4330

Comentários