CORDÃO DO BULE JOGA LUZ NAS QUESTÕES DA SAÚDE MENTAL EM SUAS APRESENTAÇÕES NO CARNAVAL 2024
O Cordão do Bule já sabe as datas em que desfilará pelas ruas da capital paulista em fevereiro, mês no Carnaval 2024. No dia 17, o desfile, incluso na programação oficinal do Carnaval de rua da cidade de São Paulo, vai acontecer no entorno da praça Coronel Fernando Prestes, perto do Metrô Tiradentes, no Bom Retiro, a partir das 13h. O outro, no dia 24, está marcado para rolar na comunidade do Parque do Gato, sendo a concentração na sede do Teatro Popular União e Olho Vivo (Tuov), na rua Newton Prado, número 766, também a partir das 13h.
O samba-enredo do Cordão do Bule em 2024 é “O mais importante é a nossa história e a mente é a expressão da liberdade”, criado e elaborado em conjunto com os usuários e trabalhos do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) da rua Prates, também localizado no bairro do Bom Retiro. O Caps é um serviço público que realiza atendimentos e tratamento na área da saúde mental e o acolhimento às situações de crise, nos estados agudos da dependência química ou de intenso sofrimento psíquico.
O lançamento oficial do samba-enredo vai acontecer no dia 27 de janeiro (sábado), no Saguão B do Museu da Língua Portuguesa, às 15h, com entrada gratuita. Além da apresentação do novo samba, o Cordão do Bule, com a presença da Batucada Ebulição, bateria que acompanha o grupo, promete tocar músicas de carnavais anteriores, nomear a Rainha da Batucada e fazer a entrega do estandarte à porta-estandarte de 2024, momentos bastante aguardados por todos os integrantes da agremiação.
A história do samba-enredo 2024 do Cordão do Bule mescla jornadas de vidas de indivíduos que já passaram pelo Caps. Narra a história de uma pessoa, neta de uma mulher escravizada, que chegou à cidade de São Paulo depois de andar por mais de 24 horas. Vivendo nas ruas da capital paulista, sobreviveu à chacina da Sé e quase se rendeu ao vício da cachaça. Mas com fé e perseverança, nas esquinas do Bom Retiro encontrou a cultura, viu as cores azul e branca do Cordão do Bule e, no Carnaval, voltou a sorrir.
A autoria é de Artur Nicolau, Cesinha Pivetta, Daniel Lage, Eduardo Bifulco, Pedro Fraga e Ronaldo Fernandes. Eles escreveram os versos do samba-enredo a partir dos depoimentos de Emerson, Léo, César, Jefferson, Israel, Tatiana, Marcão, Jarbas, Ricardo, Dênis, Mateus e Edu, que são trabalhadores e usuários do Caps.
Outras atividades
No dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, o Cordão do Bule vai ocupar o Vale do Anhangabaú para um ensaio aberto gratuito. A apresentação vai rolar das 18h às 22h. No mesmo horário, integrantes do bloco vão oferecer uma oficina de percussão aos transeuntes. A ideia é que todos que estejam presentes toquem juntos.
Já no dia 3 de fevereiro (sábado), vai integrar a programação da Oficina Cultural Oswald de Andrade, que incluirá uma oficina de percussão e um ensaio com a Batucada Ebulição, bateria que acompanha o desfile do Cordão do Bule.
História do bloco
O Cordão do Bule advém do Samba do Bule, que surgiu em 2007 a partir das rodas de samba e encontros que aconteciam na sede do Teatro Popular União e Olho Vivo (TUOV) com a turma do teatro e da música do bairro do Bom Retiro. Desde a sua fundação, o Samba do Bule tem realizado pesquisas sobre samba, trabalhos com a comunidade do Parque do Gato com aulas de capoeira e apresentações com bambas como Leci Brandão. Foi em 2014 que o Samba do Bule criou o Cordão do Bule e foi para a rua desfilar.
Criado em 1966 por César Vieira, nome artístico do advogado e dramaturgo Idibal Almeida Pivetta, o Tuov é um dos grupos teatrais mais antigos da cidade de São Paulo. As principais referências da companhia são o Carnaval, o circo, o futebol, a literatura de cordel e manifestações artísticas como o bumba-meu-boi. Seus espetáculos buscam retratar mazelas sociais e questões políticas e de saúde pública.
Mais Informações:
Cordão do Bule no Carnaval de São Paulo
Ensaio aberto do Cordão do Bule
Dia 25 de janeiro (quinta-feira), das 18h às 22h
No Vale do Anhangabaú
Grátis
Lançamento do samba-enredo do Cordão do Bule
Dia 27 de janeiro (sábado), às 15h
No Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Oficina de percussão com a Batucada Ebulição do Cordão do Bule
Dia 3 de fevereiro (sábado), a partir das 14h
Na Oficina Cultural Oswald de Andrade
Grátis
Desfile oficial no Carnaval de rua de São Paulo
Dia 17 de fevereiro (sábado), às 13h
No entorno da praça Coronel Fernando Prestes, perto do Metrô Tiradentes, no Bom Retiro
Grátis
Desfile não-oficial no Carnaval de São Paulo
Dia 24 de fevereiro (sábado), a definir
Na comunidade Parque do Gato, com concentração da sede do TUOV (rua Newton Prado, 766)
Grátis
Comentários
Postar um comentário