AVON É PATROCINADORA MASTER DA 42º NOITE DA BELEZA NEGRA, DO ILÊ AYIÊ, E REFORÇA SEU MOVIMENTO #ESSAÉMINHACOR
Sublinhando o seu compromisso antirracista e de valorização da ancestralidade afro-brasileira, dentro e fora da companhia, a Avon participa pelo terceiro ano da Noite da Beleza Negra, promovida pelo Bloco Afro Ilê Aiyê, como patrocinadora master oficial do tradicional evento. A festa chega à sua 42ª edição no próximo sábado (28), na sede do grupo cultural, na Senzala do Barro Preto, com o concurso Deusa do Ébano, que elegerá a representante da beleza da mulher negra do bloco afro para o desfile do Carnaval 2023 e participações ativas dos shows do Ilê.
Neste ano, o concurso traz como tema central “O Tempo”, o Iroko - árvore a qual todos devem obediência. E se estamos falando em saberes, autoridade e aprendizados, para a Avon, o tempo nesse contexto é a ancestralidade que se transmite por meio do conhecimento e da valorização da beleza acessível e que vai além dos estereótipos. A marca se faz presente nessa dinâmica de tradições e legados compartilhados por gerações, compondo a trajetória de milhares de meninas e mulheres, principalmente negras. Isso se dá desde o momento em que elas se olham no espelho e se sentem belas ao fazer as primeiras escolhas de cores e técnicas para enaltecer seus traços, até quando enxergam na venda por relacionamento uma oportunidade de empreendedorismo e empoderamento femininos para alcançarem a independência.
Durante a cerimônia, que terá diversas apresentações artísticas no segmento de dança e música, a marca apresentará o vídeo-manifesto “Tempo é legado”, criado pela agência Wunderman Thompson, que corre a espiral da herança deixada pelo tempo, unindo passado e presente por meio de duas mulheres pretas: a primeira Deusa do Ébano eleita, Mirinha Cruz, em 1976, e a deusa atual, Gleicielle Teixeira, coroada em fevereiro de 2020, e que cumpre seu terceiro reinado em caráter inédito devido à Covid-19.
“A Noite da Beleza Negra representa mais que um concurso. É um amplo movimento de valorização étnica e estética afro-brasileira, incluindo aí a educação e a cultura ancestral do povo negro. Para a Avon, que entende que beleza envolve autoestima, representatividade e dignidade, estar presente na escolha da Deusa do Ébano do Ilê Aiyê reafirma o compromisso da marca com a diversidade e a inclusão. Estivemos no evento nas suas três últimas edições e damos continuidade a essa parceria, neste momento que marca a retomada do concurso, reafirmando seu apreço e ode à potência da negritude”, afirma a diretora de Comunicação da Avon Brasil, Viviane Pepe.
Como patrocinadora da 42ª Noite da Beleza Negra, a Avon exaltará a #ExcelênciaPreta, movimento ancorado na descoberta e valorização da maestria da negritude em suas mais diversas habilidades. Disponibilizará um time especial de maquiadores que são talentos negros para preparação das candidatas. Eles utilizarão o vasto portfólio de produtos da marca voltados para a pele negra, com destaque para os batons da linha Ultra Color. Além disso, as 15 representantes da ultrabeleza negra da Bahia serão presenteadas com a famosa maleta da marca repleta de itens de maquiagem .
A diversidade étnico-racial na Avon
A luta contra a desigualdade racial está enraizada nos propósitos da Avon por meio de diversas ações. No ano passado, a marca deu um novo passo, exaltando a #ExcelênciaPreta ao lançar uma plataforma que inclui projetos, parceiros e suas próprias redes para aumentar a visibilidade de novos creators negros. Essa iniciativa está conectada ao movimento #EssaéMinhaCor, iniciado em novembro de 2020, que contou com a realização do estudo black paper, culminando na ampliação do portfólio de maquiagem da marca para contemplar todos os tons de pele da brasileira. Além disso, a Avon inaugurou o seu Compromisso Antirracista com metas como: contratação de 50% de pessoas negras e em ter 30% de mulheres negras em posições de liderança até 2030, visando o aumento da representatividade negra principalmente nas áreas de Comunicação, Recursos Humanos, Marketing e Vendas da empresa. Letramento e sensibilização sobre o tema equidade racial voltados para a liderança e todos os colaboradores da empresa também fazem parte do pacto firmado pela Avon.
Para acelerar o cumprimento das metas do seu Compromisso Antirracista e ser tão diversa quanto o Brasil, a Avon lançou também em 2021 o Projeto DIVA (Diversidade + Avon), que engloba iniciativas focadas em equidade étnico-racial, atraindo novos talentos e desenvolvendo quem já está dentro da companhia, principalmente mulheres negras. Já no ano passado, a marca iniciou o movimento Uma Sobe e Puxa a Outra, em que mulheres da liderança da companhia apadrinham colaboradoras negras para apoiá-las em suas trajetórias profissionais. Outra iniciativa lançada em 2022 foi o Divas na Liderança, um programa exclusivo para as colaboradoras pretas, composto por oito encontros mensais com o objetivo de desenvolver a carreira dessas profissionais para que alcancem posições de liderança na empresa.
Sobre a Avon
Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa.
Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site www.avon.com.br
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