CASA VOGUE MOSTRA A MORADA DO FOTÓGRAFO DE MODA GIAMPAOLO SGURA, EM PUGLIA, ITÁLIA
Por anos, o fotógrafo de moda Giampaolo Sgura trocou a cidade de origem, Puglia, na Itália, por Miami, na Flórida, Estados Unidos. Reconhecendo a saudade de casa, em 2020, junto do marido, o stylist espanhol Miguel Arnau, decidiu retornar ao local de nascimento. Na mesma época, o mundo abateu-se com a pandemia.
Sem poder viajar nem trabalhar, restou concentrar-se na reformulação da morada, realizada pelos arquitetos Aldo Flore e Rosanna Venezia, do escritório Flore & Venezia. Pouco a pouco, a masseria (nome usado para essas construções rurais) começou a tomar forma: os depósitos de ferramentas e de grãos tornaram-se quartos, os estábulos, banheiros, e o curral converteu-se em uma piscina.
O casal optou ainda por recuperar materiais originais da região: de fibras naturais ao chianche pugliese, calcário usado desde a Antiguidade, passando pelos riggiole, ladrilhos hidráulicos típicos do sul da Itália. “Nos dividimos para decorar”, diz Giampaolo.
A composição final contemplou as referências ecléticas de ambas combinadas a móveis de mercados de pulgas, a exemplo das camas do início do séc. 20 e até uma pia de água benta, além das lembranças de Nova York, como a coleção de fotografias artísticas e itens de design autoral – alguns assinados por Piet Hein Eek e Antonio Citterio.
Comentários
Postar um comentário