DISPUTA NERVOSA E BRINCO DE OURO, DESTASQUES DA CENA PERIFÉRICA NACIONAL, SE APRESENTAM NO CCSP COM ACESSO GRATUITO

Da Redação - podpopartzoom@gmail.com

Após passar por Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Manaus, Belo Horizonte e Porto Alegre nos últimos meses, a Disputa Nervosa Nacional chega a São Paulo no dia 19 de julho, sábado, às 17h, no Centro Cultural de São Paulo (Área de Convivência). No dia seguinte, domingo, 20 de julho, às 18h, o Centro Cultural de São Paulo (Teatro Jardel Filho) recebe o espetáculo gratuito Brinco de Ouro, apresentado pela Cia Favelinha. A programação traz dois eventos que promovem conexões entre quebradas de diferentes regiões brasileiras e celebram a pluralidade e a ocupação do funk em espaços que geralmente não são ocupados pela periferia.

Patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Cultural e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), idealizado pelo Centro Cultural Lá da Favelinha e realizado pelo Ministério da Cultura, o projeto Favelinha na Estrada foi criado pelo multiartista mineiro Kdu dos Anjos e percorrerá ao todo oito capitais brasileiras - Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre, Manaus, São Paulo, Salvador, Recife e Belo Horizonte.

“A gente quer levar o artista periférico e a cultura do funk para ocuparem lugares historicamente elitizados, como os teatros. É uma forma de colocar esse corpo socialmente marginalizado no mapa da produção cultural do Brasil”, comenta Kdu dos Anjos.

Com direção de Léo Garcia, o espetáculo Brinco de Ouro traz em cena sete artistas da Cia Favelinha que exploram elementos afro-diaspóricos e diversas influências, como capoeira, samba, vogue, passinho e outras expressões periféricas. “Brinco de Ouro acontece nos detalhes. Não é sobre fazer sentido, mas sobre fazer sentir. É uma relação de sentimentos híbridos que não desconsidera a complexidade de cada signo dentro de um contexto artístico e favelado”, define o diretor. Já a etapa da Disputa Nervosa Nacional promove a conexão entre dançarinos de funk de diferentes regiões do país, celebrando os variados estilos e movimentos do funk brasileiro. Haverá também uma oficina aberta de dança antes da disputa com dançarinos da Cia Favelinha. A oficina é gratuita e aberta ao público.

Sobre a Disputa Nervosa Nacional

A Disputa Nervosa Nacional retorna para sua segunda edição, agora em formato ampliado, com seletivas em oito capitais brasileiras (Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre, Manaus, São Paulo, Salvador, Recife e Belo Horizonte). Dançarinos de funk de todo o Brasil podem se inscrever para duelar em batalhas de funk. Cada seletiva premiará o primeiro e segundo colocados, e os melhores seguirão rumo à grande final em Belo Horizonte, que acontecerá em  agosto de 2025. O campeão nacional levará o prêmio de R$15 mil.

A competição será dividida em fases eliminatórias, com dançarinos duelando em rodadas de três apresentações alternadas de 40 segundos. O vencedor de cada fase avança até a final, que será decidida em cinco rodadas. Além das batalhas, o evento contará com um show de abertura com Kdu dos Anjos.

Sobre o Brinco de Ouro

O espetáculo Brinco de Ouro, interpretado por sete artistas, tem 60 minutos de duração e carrega elementos afro-diaspóricos vivenciados pelos intérpretes criadores. Também traz influências da capoeira, samba, vogue, rebolado, mtg, passinho foda e celebra, principalmente, a expressão do passinho de BH. 

“Brinco de Ouro” celebra a vida e a resistência. É um manifesto que se expressa nos corpos dançantes e nas vozes que falam de opressão, sonhos, amor e libertação. Inspirado pelo tempo espiralar de Leda Martins, revisita memórias ancestrais e realça o poder das pessoas pretas através das danças cotidianas nos becos, passinhos e curvas da periferia. 

Em um constante diálogo entre o passado e o presente, o espetáculo traduz a afromineiridade, desafiando a necropolítica e celebrando a vida através da arte, da cura e do movimento. Sob a direção artística de Léo Garcia, “Brinco de Ouro” é um convite para visitar as favelografias e os códigos vitais de uma juventude que transforma e re-inventa revoluções todos os dias.

Kdu dos Anjos

Kdu dos Anjos, artista multifacetado e empreendedor de periferia do Brasil, ganhou prêmios e reconhecimento por seus projetos sociais, moda cooperativa e arquitetura inovadora. Em 2023, ele se destacou nacional e internacionalmente ao vencer a disputa mais importante do meio da arquitetura com a Casa do Ano pelo site da archdaily. Além disso, lançou-se como diretor de documentários, estreando com o filme "Folia dos Anjos" e prepara para lançar seu segundo filme “Nevou”. Em 2024 implementou uma nova faceta: repórter! Onde cobriu o carnaval de rua de BH, o SXSW no Texas e as olimpíadas de Paris, para rede globo e outros parceiros.

Sobre a Petrobras

A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva.

A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os estados brasileiros.

Mais Informações:

Favelinha na Estrada – São Paulo

Disputa Nervosa

Data: 19 de julho, sábado, às 17h

Local: Centro Cultural de São Paulo - Área de Convivência - Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade, São Paulo - SP

Entrada gratuita

Inscrições: perfis @ladafavelinha e @disputanervosa ou link

Regulamento Disputa Nervosa 

Espetáculo Brinco de Ouro

Data: 20 de julho, domingo, às 18h

Local: Centro Cultural de São Paulo - Teatro Jardel Filho - Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade, São Paulo - SP

Entrada gratuita, sujeita à lotação

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 60 minutos

Comentários